Projeto HPV

Projeto HPV

Iniciamos em 2007 a formatação do Projeto HPV, pelas companheiras do Rotary Club de Santos-Boqueirão, sob a orientação e comando da companheira e médica oncologista Martha Perdicaris, que idealizou o mesmo por conhecer e vivenciar o crescente numero de casos de infecção por HPV, responsável por vários tipos de neoplasias, como Câncer de colo de Útero, entre outros.

O Projeto HPV é um projeto permanente do Rotary Club Santos Boqueirão e tem duração prevista de 10 anos. . O projeto contempla diversas etapas, abrangendo não somente os jovens (faixa etária de 11 a 15 anos, preferencialmente),mas também coordenadores de escolas, professores e pais de alunos.

Objetivo do Projeto

Esse projeto, apesar de referendar um tema de saúde, é um Projeto Educacional, que tem como foco principal levar a informação sobre o que é o vírus HPV, sua transmissão, patologias relacionadas à ele  e principalmente as formas de prevenção para adolescentes e jovens, que ainda não iniciaram ou estão iniciando a sua  vida sexual, dentro das instituições de ensino (públicas e privadas). São feitas várias abordagens aos grupos envolvidos, anualmente, onde buscamos uma maior abrangência e fixação do assunto junto á estes jovens alunos, onde com certeza plantamos uma maior conscientização sobre a importância da prevenção nos relacionamentos íntimos, visando reduzir a alta incidência de contaminação pelo vírus HPV, bem como reforçar a importância da manutenção de exames preventivos em homens e mulheres e de tratamento das Doenças Sexualmente transmissíveis.  

Histórico do Projeto

Nos sete anos de vida do Projeto HPV, avaliamos que atingimos mais de 15000 jovens. Desenvolvemos materiais diversos (aulas sobre o tema, filme, folders, cartazes, etc), que levam aos jovens, de forma lúdica, informações sobre a importância da prevenção contra o vírus HPV, visto que uma das formas de prevenção, a vacina, ainda não se encontrava disponível na rede pública, apenas em clinicas particulares, com valores não acessíveis á grande parte da população. Á partir de 2014, a rede publica iniciará a vacinação de meninas de 11 a 13 anos,  r composta por 3 doses. O Projeto HPV, chancelado pelo R C Santos Boqueirão transformou-se em 2013  num Projeto Distrital , do distrito 4420. Um grande número de clubes do Distrito 4420 foram capacitados e estarão iniciando a implantação e desenvolvimento do Projeto junto ás Escolas Publicas e Particulares de suas respectivas áreas de atuação.

18 de janeiro de 2014
[ + ]