Cristina de Almeida França Soares Campos

Mensagem da Presidente Gestão 2012-2013

José Carlos Soares Campos e a Presidente Cristina Campos

É muito honroso presidir o Rotary Club Santos Boqueirão, cujo lema será “ Paz através do servir”, simbolizada pelo pássaro Tsuru, que é uma lenda da cultura japonesa, a nacionalidade do presidente do Rotary Internacional, Sakuji Tanaka.

Paz tem vários significados: satisfação interior, tranquilidade, felicidade, segurança interna e externa, e harmonia entre os povos.

Para nós rotarianos, é algo que podemos alcançar, servindo ao próximo, tornando esse propósito um estilo de vida, cujos aspectos principais são: harmonia entre as pessoas, espírito de compartilhamento o promoção de boa vontade.

A paz através do servir, será nosso enfoque no ano rotário 2012-2013.

O servir é a força que alimenta o coração do rotariano, a prioridade de vida que o motiva a trabalhar em prol da felicidade alheia.

Assim nos tornamos mais tolerantes e aprendemos a respeitar as diferenças podendo compreender as nuances da individualidade de cada um. E, nesse clima de respeito mútuo, todos podemos viver em paz.

O homem é um ser social por natureza; conviver é fundamental, pois ninguém consegue viver sozinho; em qualquer circunstância é sempre bom ter alguém por perto. Aliás, o homem é um ser inteiro, mas não completo; ele necessita do outro para complementá-lo. O serviço comunitário constrói um mundo feliz, repleto de paz.

Hoje grita-se competitividade, concorrência, performance, disputa, privatização. Cala-se solidariedade, cooperação, doação, partilha. Edifica-se a barbárie em nome de uma civilização, na qual muitos são os excluídos e poucos escolhidos.

Não é fácil sair de si e pensar no outro. A paz através do servir nasce da capacidade de amar o outro como semelhante, ainda que haja diferenças de idade, raça, sexo e condição cultural ou social.

Traduz-se em pequenos gestos da vida cotidiana: o modo de tratar o próximo, a justiça como princípio, a transparência nas relações, a tolerância como o diferente, o cuidado em não difamar, não caluniar nem cometer agressões verbais, pois só se conjuga os verbos no plural.

Trata-se do verdadeiro conceito de paz, independente de tratados, governos ou atos heroicos.

Através do Rotary é possível alcançá-lo e concretizá-lo, colocando as necessidades da sociedade acima das individuais. Quando cada um concentra suas energias em um objetivo que beneficiará a todos, tudo muda para melhor. Portanto vamos concentrar nossas energias para alcançarmos a paz e a satisfação de construirmos com nossos esforços um universo pacífico e harmonioso.

É um grande desafio que só pode ser enfrentado através do amor ao próximo, ou seja, ver o mundo pelos olhos dele.

No lugar do outro, ninguém retorna igual. O difícil é estender pontes nessa ilha egocêntrica que nos faz ver o mundo e as pessoas pela ótica de nossa geografia individual ou grupal – e esse é exatamente o papel do autêntico rotariano, que sabe dirigir sua esplêndida vitalidade e aplicar sua capacidade realizadora nas metas propostas.

Envoltos nesse clima de sonhos e empreendimentos, tenho certeza que a gestão 2012-2013 será bastante promissora porque estaremos empenhados nas infinitas possibilidades da luz e das rotas.

Seremos agraciados pela alegria divina, abertos ao Deus que nos habita e o amor que realiza verdadeiros milagres.

Conto com vocês!

Cristina de Almeida França Soares Campos
Presidente da Paz
Gestão 2012/13

[ + ]